LSD - Dietilamida do Ácido Lisérgico (ou LSD-25)
Morreu aos 102 anos, o que se pode chamar de "PAI" do LSD, Albert Hofmann, de um ataque cardíaco na Suíça, seu país natal.
Em 1938, às vésperas da Segunda Guerra Mundial, Hofmann conseguiu sintetizar uma substância que chamou de ácido lisérgico dietilamina ou LSD-25.
Após um acidente, a substância caiu em sua pele e entrou na corrente sanguínea (o LSD é tão potente que pode ser absorvido pela pele) se viu obrigado a interromper o trabalho que estava realizando devido aos sintomas alucinatórios que estava sentindo.
O que aconteceu foi registrado pelo próprio professor:
"No último sábado, 16 de abril de 1943, eu fui para casa afetado por inquietação e tontura. Em casa, eu me deitei e mergulhei numa condição, não desagradável, de imaginação extremamente estimulada. Com os olhos fechados, percebi um fluxo de imagns fantásticas, com formas extraordinárias e um jogo caleidoscópio de ores intensas. Depois de duas horas essa condição sumiu".
Três dias depois, tomou a primeira de uma série de microdoses intencionais e saiu observar de bicicleta o mundo com seus novos olhos de caleidoscópio. Ele chamou de "medicina para alma", uma espécie de atalho para o incosciente.
Ele realizava experiências para desenvolver um estimulante circulatório e respiratório, quando descobriu a droga. Foi cobaia de sua própria descoberta.
O LSD foi produzido legalmente até 1966 pela empresa Sandoz como uma droga experimental, com o nome Delysid. E foi só então que, proibidada, a descoberta do Doutor Albert Hofmann se torno um fenômeno mundial munidal como uma droga recreativa. Tornando-se muito popular nas noites londrinas. O consumo do LSD difundiu-se nos meios universitários norte-americanos, hippies, grupos de músicais, ambientes literários, etc.
O psicodelismo deixou de ser uma questão química e neurológica para se tornar uma estética e um estilo de vida influenciando vários campos da arte.
fonte: Wikipedia; revista Época (Nº 520, 5 de maio 2008); Folha Online.
Albert Hofmann
*11 04 1906
+29 04 2008
quinta-feira, 22 de maio de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário