quinta-feira, 1 de maio de 2008

Dia Ocioso

Ócio
[Do lat. otiu.]

S. m.
1. Descanso do trabalho; folga, repouso.
2. Tempo que se passa desocupado; vagar, quietação, lazer, ociosidade.
3. Falta de trabalho; desocupação, inação, ociosidade.
4. Preguiça, indolência, moleza, mandriice, ociosidade.
5. Trabalho mental ou ocupação suave, agradável.
------------------------------------------------------------------------------

Não fiz nada hoje. Absolamente NADA.
Me neguei a ter qualquer trabalho, algo que remetesse a algo produtivo. Apenas me dediquei a ociosidade. Nem dei atenção aos devaneios filosóficos dos quais acabo me pegando as vezes.
Minha ocupação se destino exclusivamente ao tédio.
Não sou íntimo da labuta, nem me culpabilizo por tal, afinal na minha curta experiência percebo que não sou único e nem o caso mais grave de "desocupado life style". O Brasil é o país que mais zela pela vadiagem e a preguiça, quanto mais se faz menos maior é a recompensa. Mas acabo achando também uma característica dos paises, ditos, mais quentes, na linha equador.
Com o tempo fomos cultivando um certo pensamento de que o serviço é sempre do outro sem tomarmos a responsabilidade sobre algo pois isso causa muito sacríficio (interessante também como foram ligando a palavra sacrífico a trabalho, serviço, compromisso, etc) e toma um precioso tempo.
Agora cansei, não quero mais escrever, já me deu bastante trabalho ficar sentando e imaginando como poderia enrolar 5 (cinco) minutos dos nossos tempos.
Vou pegar alguma coisa para fazer... trabalho da muito trabalho... mas o ócio é angustiante!

3 comentários:

Be disse...

Kduziço vc está saindo um filosofo de primeira, muito bom esse texto sobre o ócio. Só gostaria de te corrigir em um ponto, ñ é do brasileiro o habito de relacionar trabalho com sofrimento. Na verdade a origem da palavra trabalho vem do latim trepalium(ou algo parecido) q era um instrumento de tortura utilizado pela igreja católica no inicio da alta idade média. A idéia é q assim como o sofrimento causado pelo trepalium, elevariam a alma do herege permitindo a entrada da dele no paraiso, o sofrimento causado pelo trabalho nos campos como servo elevaria suas almas e os levaria ao paraiso. Como vê o trabalho engrance o homem rs...
viu a origem de tudo isso?
e depois o brasileiro q é vagabundo

Be disse...

engrandece ops...

Giana!! disse...

Eu também sou boa nessa coisa de ócio.
Ainda mais nessa coisa de dormir, como havíamos comentado há alguns dias.

eu li o primeiro comemtário desse texto e fiquei pensando:
será que a origem da palavra trabalho ser TREPALIUM visto que a prostituição é considerada a primeira profissão do mundo??
E não é uma piadinha, acredite. É uma co-relação mesmo!
Ou mais, será que um dos variados significados de "trepar" tem haver com tudo isso?



Bjo grande Cadú!